Seja Bem Vindo!
Conheça nossos produtos, feitos com carinho e matéria prima de primeira, acabamento superior e preços adequados. São bonecos dos mais variados modelos e artigos para decoração de ambientes.
Para informações, envie um email para flordelis.art@gmail.com

Welcome! Meet our products. For information, send an email to flordelis.art @ gmail.com

Seguidores

domingo, 12 de fevereiro de 2012

16º Desafio - Técnicas Artesanais.

Feltro

Historia de feltro
A arte de fazer feltro é muito antiga e teve origem na Ásia (Mongólia, Turquia). Os vestígios arqueológicos mais antigos foram encontrados no Altai e datam de 600 a.C.. Contudo, cientistas afirmam que os homens já conheciam a fabricação de feltro muito antes. Desde então o feltro é utilizado para vestuário, tapetes, mantas e diversos tipos de artigos de utilidades - até mesmo tendas, as chamadas Yourtes, que ainda hoje são os alojamentos tradicionais dos nórmadas asiáticos.
Há muitas lendas à volta da origem do feltro. Diz-se, por exemplo, que na Arca de Noé se encontram, entre outros animais, ovelhas num espaço muito pequeno. Devido ao calor, as ovelhas perdiam a lã e, devido à acção da urina (a lã feltra-se melhor na área alcalina) e da pateada dos bichos, após o desembarque, um grosso tapete de feltro tapava o chão da arca. As características positivas do feltro eram estimadas desde então e têm sido reanimadas e desenvolvidas nos últimos anos, muito também na área pedagógica.

  • feltro é um material isolador!
  • feltro funciona como regulador de humidade!
  • feltro é um abafador de som e da luz!
  • feltro é um mau combustível!
  • feltro é um material ecológico (é renivável)!
Cotão é um filamento animal de albumina, que favorece as funções naturais da pele. A lã regula o intercâmbio de humidade, calor e oxigênio. Além disso, este material fantástico rejeita a sujidade e, como tal, não necessita de grandes processos de limpeza.

Um princípio a ter em atenção é que o feltro tem uma grande capacidade de auto-limpeza e necessita de ser lavado muito menos vezes que outros tipos de têxteis. Frequentemente apenas arejar o material ou escová-lo é o suficiente. Mas, caso necessário, o feltro deverá ser lavado à mão em água morna com um produto para lavar roupa especial para lã, ou simplesmente com shampoo. Apenas se deve pressionar, nunca torce-lo ou espreme-lo! Para remover todos os vestígios de sabão, deve adicionar-se à água da última lavagem um pouco de vinagre e enrolar o feltro numa toalha, pondo-o depois na forma desejada. As abas do chapéu podem ser postas em forma com goma para engomar e passá-lo a ferro. No fim, deixar secar.
Os sapatos muito usados podem encolher e ficar novamente rijos lavando-os à máquina. No entanto estes têm de ser estofados (por exemplo com peças de roupa) e cobertos com uma meia, para que o "recheio" não caia. Também outros artigos de feltro (por ex. tapetes, malas...), os quais é desejado ficarem mais rijos e pequenos, podem ser lavados na máquina de lavar roupa a 40ºC. O feltro encolhe na máquina e fica duro, sendo este processo, portanto, inadequado para chapéus!
Artigos de feltro devem ser armazenados fora do alcance de traças, por exemplo em armários e caixas de chapéus. Como produto natural anti-traças sugere-se óleo de alfazema ou pedaços de madeira de cedro. No caso de suspeita de o artigo de feltro ser alvo de traças, coloque-o no frigorífico por alguns dias!
Nos têxteis de lã, portanto também o feltro, formam-se frequentemente borbotos, o que ao longo do tempo pára. Se mesmo assim este fenomeno incomodar, deve cortar-se estesa borbotos com uma tesoura e tratar com vapor com um ferro de engomar. Respeitando estas referências de manutenção certamente terá um longo prazer com os seus objetos de feltro!

  Esses são alguns dos inúmeros trabalhos que podemos fazer com o feltro:

Chaveiro - Porquinho

Caixa para presente - Cup Cake

Caminho de mesa

Mini rosa para lembrancinhas

Pinguim

Lembrancinhas religiosa - Mini Nossa Senhora de Fátima

Lembrancinhas para casamento - coração dos noivos

Peso de porta - gato

Esses são alguns dos trabalhos que eu fiz, e posso dizer que adoro trabalhar com o feltro, ele dá um ótimo acabamento, seu manuseio é muito fácil, e fora a diversidade de cores e estapas que podemos encontrar.
Para quem gosta de artesanatos, é só colocar a criatividade para funcionar, e bora fazer.

9 comentários:

  1. Oi amiga querida!
    Maravilhosa postagem e trabalhos encantadores, parabéns! Sou tua admiradora!

    Obrigada por participar de nosso desafio!

    Tenha uma semana abençoada!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Cristiane o feltro é incrivel dá pra fazer o inimaginável, adoro...e esse seu post super explicatico, parabéns
    Tb sou blogueira unida vim te conhecer e seguir, Bj

    ResponderExcluir
  3. Oi flor!
    Adorei sua visita,fiquei muito feliz!
    Também adoro trabalhar com feltro,muito bom seu post!E belos trabalhos!Parabéns!!
    Estarei sempre aqui vendo as novidades,beijos

    Fabíola
    http://artesempontocruz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que linda a postagem, adoro feltro, mas ainda estou começando a trabalhar com ele, muito bonitas as imagens, dá para fazer de tudo com feltro né... Bjussss

    ResponderExcluir
  5. Olá Cristiane adorei a sua postagem. Eu adoro fazer artes com feltro , mas uma pena que aqui não achei ainda os estampados , ainda assim eu arrisco alguns. vou seguir o seu blog pois gostei muito super bjs , Elo

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris,
    minha querida, fiz uma homenagem pra você lá no Mimos, desafio das BUS, dá uma passadinha quando tiver um tempinho,
    http://mimosdagraca.blogspot.com/2012/02/desafio-blogueiras-unidas-homenagem.html
    Bom Carnaval!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse post,adorei o pinguin!!!
    Um bom feriado.
    Bjs
    Amara

    ResponderExcluir
  8. "A união faz a força e juntas somos mais que vencedoras!"

    Novo desafio blogueiras unidas.

    bjs
    www.meireearte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei esses trabalhos com feltro. Parabéns são lindos..
    "A união faz a força e juntas somos mais que vencedoras!"
    http://alepoleslencoislupus.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Volte sempre!!
Beijos